quinta-feira, 19 de julho de 2012

CONHECER NOSSOS ÍNDIOS, CONHECER NOSSA HISTÓRIA


Os alunos do 6º ano estiveram envolvidos em diversas atividades que propunham aproximá-los da antiguidade da nossa história e do processo de ocupação do território que viria a se chamar Brasil.

Num primeiro momento, discutimos como os europeus que chegaram à América descreveram  e classificaram os integrantes das diversas tribos indígenas que habitavam o território recém-descoberto utilizando como ferramenta os quadros produzidos pelo pintor holandês Albert Eckout - Índio e Índia Tupi e Índio e Índia Tapuia. Ao enquadrar os diversos grupos indígenas em duas categorias que seguiam os critérios do colonizador - todos os índios amigos identificados como Tupi e todos os índios inimigos como Tapuia – pudemos perceber que a pluralidade de línguas, culturas e povos que habitavam o território foram  desconsideradas.


Tendo como objetivo o conhecimento e o respeito ao modo de vida de diferentes grupos sociais em diversos tempos e espaços, reconhecendo semelhanças e diferenças entre eles, foi pedido aos alunos da turma 1604 que realizassem uma pesquisa sobre alguns povos indígenas brasileiros na atualidade. Cada aluno ficou responsável em pesquisar e socializar com os colegas as informações obtidas acerca de um grupo nativo brasileiro, registrando em uma tabela de dados informações sobre moradia, organização social, religiosidade, história de contato com não índios e outras informações.

Atividades de pesquisa realizadas pelos alunos da turma 1.604


Atividade realizada pela professora Patrícia e os alunos da turma 1.604

Um comentário:

  1. Que interessante!!! Muito bom!Como professora de história tb, não podia deixar de comentar.

    Bju

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita e não esqueça de deixar um recadinho!