Os alunos do 6º ano estiveram envolvidos em diversas
atividades que propunham aproximá-los da antiguidade da nossa história e do
processo de ocupação do território que viria a se chamar Brasil.
Num primeiro momento, discutimos
como os europeus que chegaram à América descreveram e classificaram os integrantes das diversas
tribos indígenas que habitavam o território recém-descoberto utilizando como
ferramenta os quadros produzidos pelo pintor holandês Albert Eckout - Índio
e Índia Tupi e Índio e Índia Tapuia. Ao enquadrar os
diversos grupos indígenas em duas categorias que seguiam os critérios do
colonizador - todos os índios amigos identificados como Tupi e todos os
índios inimigos como Tapuia – pudemos perceber que a pluralidade de
línguas, culturas e povos que habitavam o território foram desconsideradas.
Tendo como objetivo o
conhecimento e o respeito ao modo de vida de diferentes grupos sociais em
diversos tempos e espaços, reconhecendo semelhanças e diferenças entre eles,
foi pedido aos alunos da turma 1604 que realizassem uma pesquisa sobre
alguns povos indígenas brasileiros na atualidade. Cada aluno ficou responsável
em pesquisar e socializar com os colegas as informações obtidas acerca de um
grupo nativo brasileiro, registrando em uma tabela de dados informações sobre
moradia, organização social, religiosidade, história de contato com não índios
e outras informações.
Atividades de pesquisa realizadas pelos alunos da turma 1.604 |
Atividade realizada pela professora Patrícia e os alunos da turma 1.604
Que interessante!!! Muito bom!Como professora de história tb, não podia deixar de comentar.
ResponderExcluirBju