segunda-feira, 14 de julho de 2014

O lúdico na sistematização da língua escrita

Acreditando na importância do lúdico no processo de alfabetização, a professora Gabriela utiliza o jogo do alfabeto silábico na sua turma 1202.
         O jogo consiste na formação de palavras a partir das famílias silábicas e é dividido nas seguintes etapas:
1º. A turma é dividida em grupos de no máximo 3 alunos, levando em consideração os níveis de aprendizagem.
2º. Para saber qual o grupo que iniciará o jogo, é feito sorteio de números e o grupo que tirar o maior número será o primeiro. E a sequencia será no sentido horário.
3ª. Ora a professora dá a palavra para o grupo procurar as famílias silábicas que a compõe, ora o grupo escolhe a palavra que deseja formar. 
4ª. O grupo da vez apresenta a palavra com cada integrante dizendo a sua silaba.
5ª. O restante da turma deve avaliar se a palavra foi formada corretamente. Se houver algum erro, a turma deverá apontá-lo.
6º. Ganha o grupo que obtiver maior acerto na formação das palavras.

  Lembrando, contudo, que este não é o objetivo maior da atividade e sim, a aprendizagem da língua escrita através da brincadeira.

         Esta dinâmica trabalha simultaneamente conteúdos da alfabetização matemática (sequencia numérica, formação de números e conceito de maior e menor) no sorteio do início da partida. Ressaltando que, o jogo também propicia o desenvolvimento do trabalho coletivo e a atenção dos alunos.




Parabéns à Professora Gabriela e aos alunos pelo lindo trabalho!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita e não esqueça de deixar um recadinho!