terça-feira, 26 de agosto de 2014

Uma aula saborosa

     Na última quarta-feira, dia 30 de julho, na turma 1402, da professora Guacira foi feita uma atividade para ilustrar o aprendizado de frações, com barras de chocolate.
    A proposta foi para que cada aluno trouxesse uma barra de chocolate, não foi determinado o tamanho, dessa forma, diversos inteiros estavam presentes como exemplo.
     A atividade consistiu em um primeiro momento, escrever no caderno qual era o inteiro que a barra representava.
     Depois, cada aluno, com a indicação da professora, doava pedaços, partes do inteiro para um colega, falando e escrevendo a fração que estava entregando para o amigo. E assim, essa dinâmica, continuou até que todos fizessem a troca, escrevessem e falassem suas frações doadas.
     Em um terceiro momento, foi questionado quanto cada um ficou após a retirada das partes. Apresentando assim, duas operações com frações: primeiro a subtração e depois a adição, devido à dinâmica inicial, a retirada do inteiro as partes. Todo esse processo foi registrado no caderno de matemática.
     Finalizamos com troca livre de chocolate, todos se deliciaram e tiveram um exemplo concreto para a compreensão de frações.

     Essa é uma boa dica de aula para chocólatras e adeptos na utilização do concreto  na aplicação de conteúdos.




Parabéns a professora Guacira e aos alunos envolvidos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita e não esqueça de deixar um recadinho!