Na última quarta-feira, dia 30 de julho, na turma 1402, da
professora Guacira foi feita uma atividade para ilustrar o aprendizado de
frações, com barras de chocolate.
A proposta foi para que cada aluno trouxesse uma barra de
chocolate, não foi determinado o tamanho, dessa forma, diversos inteiros
estavam presentes como exemplo.
A atividade consistiu em um primeiro momento, escrever no
caderno qual era o inteiro que a barra representava.
Depois, cada aluno, com a indicação da professora, doava
pedaços, partes do inteiro para um colega, falando e escrevendo a fração que
estava entregando para o amigo. E assim, essa dinâmica, continuou até que todos
fizessem a troca, escrevessem e falassem suas frações doadas.
Em um terceiro momento, foi questionado quanto cada um ficou
após a retirada das partes. Apresentando assim, duas operações com frações:
primeiro a subtração e depois a adição, devido à dinâmica inicial, a retirada do
inteiro as partes. Todo esse processo foi registrado no caderno de matemática.
Finalizamos com troca livre de chocolate, todos se deliciaram e
tiveram um exemplo concreto para a compreensão de frações.
Essa é uma boa dica de aula para chocólatras e adeptos na utilização do concreto
na aplicação de conteúdos.
Parabéns a professora Guacira e aos alunos envolvidos!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigada pela visita e não esqueça de deixar um recadinho!