segunda-feira, 17 de outubro de 2011

A vida dos três irmãozinhos

            Em nossa casa moravam três irmãozinhos chamados Jones, Humberto e Júnior. Eles não possuíam moradia própria.
            Um dia, o irmão mais velho teve uma ideia após ler no jornal uma notícia sobre a reforma agrária e as riquezas vindas do campo: pecuária, agricultura, turismo, entre outras.
            Então, mudaram para o interior e cada um construiu sua própria casa, conforme seu jeito, em uma grande propriedade abandonada, no cerrado, sendo esta a segunda maior vegetação brasileira. Neste latifundiário não havia nada de saudável, só mato e cobras.
            Enquanto colocavam a mão na massa, descobriram várias coisas: a importância de usar equipamentos adequados, pois, quase fizeram acidentes; lá perto moravam os índios (adoravam conhecer coisas novas, enquanto estudavam na escola de jovens e adultos, aprenderam que foram os primeiros habitantes do Brasil a assim passaram a respeitá-los, embora achassem que tivessem costumes esquisitos), eles ensinaram os irmão a pescar, plantar e caçar; a não usar agrotóxico e fungicida na plantação. Quando foram conhecer os outros vizinhos perceberam que não eram assim. Além de não terem produção de alimentos, jogavam lixo no chão, então os irmãos falaram sobre a reciclagem, conservação do meio ambiente e reaproveitamento dos alimentos. O irmão mais velho, Jones, gostava de ler para estar bem informado e se interessou pela reportagem sobre horta orgânica e passou a fazê-la como negócio próprio.
             Quando acabaram de construir suas casas pensavam que teriam uma vida digna, melhor que muitas pessoas. Mas estavam errados, porque, apareceu um monstro de terno e gravata ameaçando derrubar as residências. O irmão mais novo, Junior, só queria "zuar", por isso, construiu sua casa de palha, igual aos índios e foi facilmente derrubada. Ele não gostava de trabalhar, ler, estudar. O Humberto era trabalhador, honesto e tímido, mas não terminou os estudos porque tinha dificuldades, discutiu com a fera, mas levou a pior. Ela perguntou: " De quem é esta terra? De quem chegou primeiro ou de quem tem o papel?" Como ele não tinha conhecimento, perdeu a casa. Ao chegar na moradia de Jones tentou fazer a mesma coisa, só que ele era estudioso e bem relacionado, apresentou uma documentação de propriedade e posse. O engravatado não esperava por isso, portanto, não pôde derrubar a residência e foi embora.


Turma: 8.501 - Professora: Jacyra

1º Final
O Humberto foi ser boia fria e voltou a estudar.Seu irmão Junior, foi para a cidade grande como retirante. O mais velho se tornou um grande latifundiário empreendedor.

2º Final
Os irmãos Humberto e Júnior foram morar e trabalhar na fazenda do irmão mais velho, Jones. Também voltaram a estudar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita e não esqueça de deixar um recadinho!